Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Minha história nas copas do mundo(Crônica)


Até 1994, quando o Brasil foi Treta-campeão, ainda tive a coragem de assistir a final na avenida Paulista, nessa época morava em S. Paulo.

Lembro-me como fosse hoje, ninguém da família topou ir comigo, dizendo ser arriscado, disseram que eu era corajosa, assim mesmo fui...Maior folia, batucada, trios elétricos desfilando, no telão inicia com os três tenores, inclusive o Luciano Pavarotti cantando Aquarela do Brasil. Começa o jogo,BRASIL x ITÁLIA. Foram horas de tormentos,sustos, tensões, termina empate o jogo, vai para ao pênaltis. Ouvi um “bruta monte” ao meu lado direito, tipo Maguila, que dizia num vozerão: “Se o Brasil perder, quebro o telão com uma pedra” Já em punho o objeto. Tratei logo de sair correndo dali, corri até o ponto de ônibus da avenida 9 de julho. Ninguém naquela avenida, somente eu e minha respiração ofegante e tossindo. Não tinha idéia de quem havia feito os gols, mais outros gritos, mais outros...
Veio um ônibus, parou no ponto, perguntei ao único ser humano além do motorista, o cobrador com um radio de pilha grudado ao ouvido, quem estava ganhando, ele disse-me “BRASIL!!!!” Conferi com os gritos finais do último pênalti BRASIL È TRETAAAAAAAAAA!!!!!
Voltei, a covarde voltou, para assistir a maior festa já vista na época, Ô Saudade!!!!

Em 1998 quando o Brasil perdeu para França, prometi a mim mesmo nunca mais assistir mais a copa., sofri muitas palpitações no coração, quase me deu um “treco” decidi, não valia a pena sofrer por esse motivo, até porque o coração é um músculo que bate involuntário. Nada me interessava oitavas, quartas, semi, interessava a almejada taça, ou seja, Brasil Penta campeão do mundo , Já que havia pegado o gostinho do Tetra em 94 ,do Tri em 1970, lembro até da música” Noventa milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção”Em !974 outra decepção na Alemanha “... Cem milhões de corações cantando de uma só vez, é mais uma emoção Brasil na Alemanha Treta-capeão” fizeram até uma paródia quando o Brasil perdeu” Todo mundo de porrete na mão, esperando o seu Zagalo descer do avião, é mais uma decepção, Brasil na Alemanha fez um papelão...”1988 no México, decepção novamente”Mexe mexe, mexe coração vamos que vamos que essa bola vai rolar” ...Do bi não me lembro, lembro da música de 1958” A taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa...”
Assim fiquei, proibi-me de assistir jogos do Brasil em copas do mundo...

Passou anos, veio a de 2002...No Japão, os jogos pela madrugada, ninguém botava muita fé na seleção do Felipão, daí foi crescendo, passou das oitavas, quartas e semi, detalhe, até assistia, quando o jogo já estava ganho. Daí veio o grande dia, final. Fui para casa de uns amigos na Zona Leste, dormi lá no sábado, porque seria logo cedo a final., mas no” fogo de palha” caso o Brasil ganhasse,daí eu longe da TV da sala aonde todos assistiam, eu,assistindo a missa dominical noutro canal e rezando, queria e não queria saber, num quarto á parte, mas vinha notícias da sala, ora o Brasil estava ruim, ora bom.
Finalmente termina o jogo Meu filho comissário de bordo estava chegando aquela manhã bem na hora do Brasil ser Penta, narrou pelo o celular para mim, “Mãe eu nunca vi coisa igual lá do alto, o avião fez vôo rasante, mas baixo do que de costume, achei lindo os fogos e pessoas nas janelas dos prédios, das casas correndo nas ruas,carros apitando, foi maravilhoso!”
Eu então...Suspirava tranqüila, ao sons das batucadas na rua dos meus amigos, junto a eles gritava também, exibindo a minha camiseta oficial ainda com quatro estrelas, rolou um gostoso almoço, regado a cerveja e churrasco.Dois dias após, estava eu de viagem para os EUA com o meu filho,como prêmio por ter vendido tantas coisas da copa(naquela ocasião virei “muambeira “da rua 25 de março ,de artigos da copa, para o meu filho vender para os brasileiros que moravam em Chicago

Em 2006, já morando em Florianópolis, nem se fala, não assisti nada, portanto não senti dor nenhuma, Brasil perdeu e daí?

Este ano não vai ser diferente, continuo sem assistir, torcendo pelo Hexa é claro, porém tranquilona. Até criei uma frase para dar sorte, escrevi numa bandeira, coloquei na minha janela no andar de cima...:

TRAZ HEXA BRASIL!!!!!

Dora Duarte

Nenhum comentário:

Copyright © 2011 Fazenda de poemas poesias e contos.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger