Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Quero voltar...





Quero voltar á minha terra
Quero voltar rever o meu povo
Sentir o cheiro do mata-pasto
Andar no meio do roçado de milho e feijão,
Deitar na sombra do cajueiro,
Abraçar e beijar a família e os amigos
Que lá deixei...
Ouvir eles, falar de mim
Pisar na areia fofa e branca
dos caminhos e estradas.
Sentir o cheiro do marmeleiro, gravatá...
Beber água doce das cacimbas, ou cisternas,
Tomar água de coco verde dos quintais vizinhos
Saborear a comida simples do tempo de infância
Comer tapioca com queijo de manteiga
inhame com manteiga de garrafa,
farofa de castanha de caju com o suco da polpa dele,.
Lambuzar-me nas frutas prediletas:
Manga espada, jaca, pinha, cajá...
Dormir na rede, vendo pela fresta da telha,
A lua brilhar no céu...
Quero voltar á minha terra querida...
Voltar, rever o meu povo,
Nem que seja por alguns dias...
Assim serei tão feliz quanto eu sou.

               (Dora Duarte)

Um comentário:

Albertina Fonseca disse...

Também eu queria voltar à minha terra. Ao meu País de nascença...Angola. Lindo poema feito com sentimento profundo. Bjs

Copyright © 2011 Fazenda de poemas poesias e contos.
Template customizado por Meri Pellens. Tecnologia do Blogger